quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Descanso do Guerreiro

André Avelino


Em 31 de outubro de 2010 o Grande Guerreiro Salomão foi dispensado da batalha da vida e agora se encontra no seu merecido descanso.

Ao usar esta linguagem metafórica, quis resumir o que foi a vida dele e o legado que ele nos deixou.

Conheci pessoalmente o Salomão em dezembro de 2007 na Festa de Natal do Sonhando Juntos. Até então só o conhecia de ouvir falar, principalmente pela Thereza, que era nossa Coordenadora de Formação e, na época, cursava uma pós-graduação em Psicologia no INCA. Foi através desse curso que ela conheceu o Salomão e sua história.

O convite para a Festa de Natal foi feito pela Thereza, com as seguintes recomendações: que chegasse às 8h30 no Terreirão do Samba e que, ao ver uma pessoa com uma camisa com o símbolo do Sonhar Acordado, ficasse com ela, pois ela o orientaria.

Quando a Thereza me falou disso, eu duvidei que ele pudesse ir ao evento, já que ele morava em Nova Iguaçu, tinha uma saúde frágil e não conhecia bem o Rio – ele tinha chegado de Angola ainda naquele ano. Mas para a minha surpresa, eis que o vi encostado numa barra de ferro, esperando que alguém do Sonhando Juntos aparecesse. Ele foi o primeiro a chegar (antes das 8h30) e, com isso, tirei duas lições. Primeiro: que garra este cara tem! E outra: que confiança nas pessoas!!!

Após a Festa de Natal, o Salomão entrou no projeto e nos corações das pessoas. Com o tempo, suas amizades se multiplicavam e se fortaleciam, fazendo-me aprender grandes lições, mas, principalmente, a sua maior vocação, que era: VIVER!!!!

Eram raras as vezes em que eu o via desanimado. Nada o abalava na sua vontade de viver e ele lutava com todas as forças para isso, mesmo que cada vez mais as cirurgias o tornassem mais desfigurado. Ele teve o olho removido, não mais falava e já não comia alimentos sólidos (só se alimentava de alimentos líquidos e pastosos através de uma sonda).

Neste período de idas e vindas ao INCA, devido às inúmeras internações, ele se formou num cursinho de informática, publicou um livro (cujo título é “De Angola: Salomão e Vida”), estava escrevendo um segundo livro, respondia e-mails, torpedos e MSN, namorou, fez inúmeros passeios, foi a shows (inclusive me arranjou um ingresso de cortesia para participar de uma festa de dança e música angolana na Lapa, que por sinal foi um excelente evento!), andava de bicicleta, tinha planos para fazer faculdade de medicina ou informática, por isso estava matriculado num supletivo para fechar o ensino médio, estava matriculado também num curso técnico de auxiliar de enfermagem, além de outros projetos que só a sua mente e coração sabiam.

Ele lutou por sua independência, conquistou uma casinha na qual tinha os seus afazeres domésticos, como qualquer pessoa e, com isso, podia ir tocando a sua vida e seus projetos. Era tão aguerrido que chegou a expulsar possíveis assaltantes de sua casa.

Salomão via na educação um meio para crescer na vida e tinha como meta, uma vez formado, voltar à sua amada Angola para ajudar no desenvolvimento do país.

Enfim, Salomão é para mim uma escola de Amor (com “A” maiúsculo mesmo) à vida, seja ela como for. É paradoxal dizer isso, mas, para mim, ele conseguiu um feito magnífico de transformar o câncer, de uma terrível doença, em uma bênção. Contribuiu muito para isso, também, além de sua fibra, o apoio que recebeu de sua nova família aqui no Brasil, formada pelo Padre Renato, Néia, Abel, Luiza, Lúcia, etc, etc, etc.

Ele me ensinou a olhar a vida com uma outra perspectiva. Onde muitos só enxergavam tristeza, medo, pavor e a morte, ele via alegria, coragem e vida. Não ensinou isso com retóricas, mas sim com exemplos. E são nos exemplos, até muito mais do que com as palavras, que aprendemos mais.

Salomão um abraço e agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de tê-lo conhecido.

Um abração a todos!

PS: Aqueles que quiserem conhecer um pouco mais deste Grande Africano (termo como ele mesmo se referia) não deixem de ver as fotos no Picasa do Sonhando Juntos.

6 comentários:

  1. Bela homenagem ao Salomao. Andre mandou muito bem, mensagem de fibra e garra a nos todos!

    ResponderExcluir
  2. É preciso partir.
    É preciso chegar.
    É preciso partir é preciso chegar.
    Ah, como esta vida é urgente.(Mário Quintana)

    Salomão chegou e Salomão partiu.
    Nós que aqui estamos chegamos também e ainda não partimos. Ainda.

    Ah, como esta vida é urgente, urgentíssima.

    Estive por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Mil vezes leio, mil vezes me emociono.
    Salomão foi (é!) uma lição de vida!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!
    Com certeza é emocionante o texto como a história dele!
    Não cheguei a conhece-lo, mas li seu livro e tenho certeza que ele fará muita falta aqui!!!
    Um exemplo de homem!

    ResponderExcluir
  5. Um exemplo que, tenho certeza, ficara para sempre!
    Impossivel nao se emocionar.

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo texto, André!

    ResponderExcluir