terça-feira, 19 de abril de 2011

Vamos todos ‘contar’ de coração

Penélope Toledo


"Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?
- Não explicaria. Daria uma bola."
(Dorothee Söle, teóloga alemã)

Quando assistiam aos jogos do Vasco, os irmãos David, 4 anos, Douglas, 15, e seu pai Edson sonhavam um dia poder pisar no gramado do 'caldeirão' e ficar cara-a-cara com seus ídolos. E eles sonharam com tanta paixão – dessas que somente o clube do coração é capaz de provocar na gente – que o sonho se transformou em realidade.

Foi na manhã de 16 de abril de 2011 que São Januário abriu suas portas para estes ilustres torcedores. Mas ninguém melhor do que nós, os próprios personagens desta epopéia, para narrarmos o dia em que reverenciamos a cruz de malta. Então vamos todos 'contar' de coração como esse sonho aconteceu.

Douglas (criança sonhadora): "Foi muito bom. Tirei muitas fotos com os jogadores e conheci a sala de troféus. Fui bem tratado por todos, principalmente pelos tios e tias da Casa de Apoio (Sonhando Juntos) e adorei os presentes, principalmente a camisa do Vasco, porque eu nunca tive uma oficial. A minha foi especial, pois veio com o meu nome. Sem contar o almoço. Foi um dos melhores dias da minha vida."

David (criança sonhadora): "O que eu mais gostei foi o treino dos caras." (Ao lado, o desenho feito por David: ele dentro de campo com os jogadores.)

Edson da Silva Romão (pai sonhador): "Foi um sábado maravilhoso o que eu passei. Fui realizar o sonho dos meus filhos e acabei realizando o meu também. Fui ao estádio São Januário, assisti ao treino, conversei com os jogadores, tirei fotos, conheci a sala de troféus do clube e fui super bem recebido não só pelas pessoas de lá, mas também pelo pessoal da Casa de Apoio/Sonhando Juntos. São pessoas maravilhosas, que jamais esquecerei."

Paulo Henrique Moreira (voluntário sonhador): “Só tenho a agradecer a todos por tudo! Foi a minha primeira atividade no Sonhando Juntos (tirando as formações) e posso dizer que é extremamente recompensante. Douglas, David e seu pai Edson vão se lembrar daquele dia por toda a vida, não tenham dúvidas disso.”

Penélope Toledo (voluntária sonhadora): "Assim que chegaram ao treino, os 'três meninos' grudaram no alambrado e começaram a gritar os nomes dos jogadores. Me emocionei, porque sonhei parecido na minha infância, então o gesto me fez compreender a grandeza daquele dia. Depois eles foram levados ao gramado pelo ídolo Felipe, os jogadores autografaram seus nomes no sonho e o eternizaram em fotografias. O Douglas não tirou o sorrisão do rosto um segundo sequer, o David pulava e andava saltitante, e o sr. Edson parecia um meninão. Espero que meu Corinthians não fique enciumado, mas no dia seguinte assisti ao jogo do Vasco e torci enlouquecidamente por uma vitória. E desconfio que isso vai acontecer muitas vezes daqui para a frente. Porque toda vez que o Vasco marcar um gol eu vou saber que em algum lugar o Douglas vai abrir seu sorrisão, o David estará saltitante e o sr. Edson terá se transformado num meninão. E eu reviverei a felicidade daquela manhã inesquecível".

Glória Vallim (voluntária sonhadora): “O dia amanheceu lindo e ensolarado, como se soubesse que nele seria realizado um sonho. Mas logo em seguida tivemos um contratempo: um motoqueiro na contramão. E agora? Tínhamos um sonho a realizar e tínhamos também que registrar a ocorrência para evitar problemas futuros. Só que Deus desejava muito a felicidade daquelas crianças e tudo se resolveu rapidamente. Elas estavam ansiosas à nossa espera. Àquela altura o sonho já tinha começado. Os três nos receberam com uma incrível euforia e no caminho contaram suas experiências em jogos e jogadores preferidos. Em São Januário, então, foi uma alegria só! A felicidade era tanta que o pai nem esperou para pegar o celular e contar a experiência maravilhosa. Os meninos também estavam enlouquecidos querendo narrar tudo aos amigos e mostrar-lhes as fotos. E nós sentíamos a sensação indescritível de sonho realizado. É como sempre dizemos: vê-los assim, tão felizes... não tem preço!!!”

Larissa Mattos (voluntária sonhadora): “Coisas simples podem se tornar extremamente especiais, quando se trata do sonho de alguém. Já fui ao Vasco um milhão de vezes mas, neste sábado, posso dizer, foi como se fosse a primeira vez. Tudo isso porque quem me apresentou o Vasco foram duas crianças, Douglas e David. Logo, tudo o que é tão sem graça, tão indiferente, toma-se de uma nova versão de magia e alegria!! Quando nos encontramos as poucas palavras que o Douglas me disse foi: "Ai, meu coração." Pois é, naquele pequeno menino de enorme coração morava esse sonho, e deste mesmo lugar irradiava a todos tornando NOSSO sonho!! Eu estava apreensiva porque nos disseram que o treino iria somente até às 10 horas. Mas não há barreiras que impedem um sonhador, e tudo deu certo!! O pai, vascaíno fanático, abriu mão de sair nas fotos e de pegar autógrafo para tirar fotos dos seus filhos, dos seus meninos (e não cansava de agradecer e elogiar. Ainda acho que realizamos o sonho de três crianças, se contarmos com o pai). Quando chegamos, o sol forte não era o bastante para nos impedir de grudarmos na cerca e ficarmos chamando pelos jogadores, como maiores fãs de carteirinha (e eu que nem sei o nome do técnico do Brasil, me empenhei em gritar pelos jogadores do Vasco, para que dessem uma olhada, um tchauzinho). David, pequeno ainda, não conhecia e não tinha dimensão daquilo tudo mas, ainda assim, curtiu cada coisa, aproveitou cada minuto. Douglas tinha os olhos mais brilhantes e o sorriso mais cheio de dentes que já vi. Como pode um menino ficar 2, 3 horas sorrindo direto, sem cansar, sem mudar nenhum pouquinho a feição do rosto ?? Foi incrível, foi inesquecível, foi mágico. E depois de nos despedirmos, abraços, beijos, ainda pude escutar: "Tchau, tia." Então é isso, "tchau, meus sobrinhos" e que vocês possam viver e se recordar deste dia para sempre.”

Nílderson Vallim (voluntário sonhador): “Sábado, manhã de sol e muito calor, depois de um pequeno contratempo que quase impediu a realização dos sonhos de três meninos, chegamos à Colina sagrada de São Januário, sede do Vasco da Gama. Após uma grande recepção pelo pessoal do Vasco, fomos assistir ao treino. Às margens do campo constatei com grande emoção a felicidade dos três meninos, Edson (40 anos) e seus filhos Douglas (15) e David (4). Neste momento percebi que nada mais importava para eles, pois estavam entorpecidos tirando fotos com seus ídolos e pegando autógrafos, não havia sede, fome, calor ou qualquer outro empecilho que os impedissem de estarem "sonhando de olhos abertos e bem acordados". E sei que nós literamente estivemos presente em seus sonhos, pois todos nós Sonhamos Juntos.”

Octávio de Souza (voluntário sonhador): “A participação no sonho das crianças David e Douglas foi um dos momentos mais emocionantes, prazerosos e enriquecedores da minha vida. Esse foi o meu primeiro sonho no Sonhando Juntos, espero ter a oportunidade de vivenciar esta emoção novamente e que outras pessoas também possam passar por isso.”


Fica aqui o sincero agradecimento do Sonhando Juntos ao Clube de Regatas Vasco da Gama pelo carinho e atenção com que nos receberam.




2 comentários: