segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pequenas lições


                                                                                             por Marcello Fernandes Leal


Hoje foi um dia especial, pois serviu-me para colocar algumas coisas em perspectiva. Em conversa com um jovem de 16 anos, mas de compleição física de um menino raquítico de 11 anos, paciente de um hospital aqui no Rio de Janeiro, falávamos sobre uma outra paciente.
A menina sobre quem falávamos foi internada às pressas na semana passada e foi diagnosticada com meningite. Após 3 dias no CTI, os médicos disseram que em função da doença eles estavam analisando se seria necessário amputar as duas mãos e os dois pés da menina. Ela tem apenas 10 anos.

Esse menino, com quem eu conversava, que também estava no CTI por conta de uma grave doença que possui, ao saber da história da menina, que ficava na cama bem a sua frente, entendeu que deveria alegrá-la de alguma forma. Como ele estava muito magrinho, pois não conseguia comer direito, ele me contou que se vestiu com uma camisa preta e foi brincar com a menina: 

"Oi, tudo bem? Você já viu um esqueleto preto dançar?" E ele começou a dançar, "como um graveto no vento", segundo as palavras da mãe do próprio menino, e assim a menininha morria de rir, se esquecendo da dor.
Quando o indaguei sobre a sua dor, pois, afinal, ele também estava na CTI, ele simplesmente respondeu: "Ela estava triste. Tinha que fazer alguma coisa".
São essas pequenas lições que mudam nossa vida.

Um comentário:

  1. Esse é o grande objetivo do nosso trabalho! Mesmo que por poucos instantes tirar as lágrimas e colocar sorrisos no rosto das nossas crianças! Me emocionou a grandiosidade do coração desse menino! São essas pequenas coisas que me dão cada dia mais vontade de nunca mais parar! Sonhadora para sempre!!!!!!

    ResponderExcluir