quarta-feira, 6 de junho de 2012

Um sorriso pode mudar tudo


Cecília Sampaio

Qual não foi minha surpresa ao ver as meninas sentando-se nas cadeiras, tão tímidas, mas já pegando cada uma os seus livros escolhidos e começando a leitura.

A atividade "Contadores de histórias" ficou um pouco sem sentido pra mim. Não precisei contar nada, nem mesmo qual seria a atividade! Os livros estavam ali, disponíveis nas mesas. Mas não faz sentido para crianças de sete a 10 anos ter alguém para fazer por elas as coisas que elas já fazem tão bem. E a leitura fluiu. Silenciosa. Barulhos apenas dentro daquelas cabecinhas, e da minha também, lendo as histórias desconhecidas, vendo as figuras coloridas. Todas muito compenetradas e sérias. Estranhei demais.

Eu estava agoniada, querendo mais. Eu queria bagunça! Sentar-me no chão, sujar os dedos de tinta, amassar a massinha. A criança ali era quem mesmo?

Com o tempo, conforme a leitura fluia, me acalmei. Junto à Sarah, terminei a leitura de um livro que contava a história de uma menina que, ao perceber uma cidade muito barulhenta, briguenta e cinzenta, dá uma oportunidade à reflexão, sozinha, silenciosa e então chega à conclusão de que apenas um sorriso pode mudar tudo isso, transformando aquela cidade em uma FelizCidade!

Ao meu comando, desenhos foram feitos. Ai sim, começou uma baguncinha. Oba! Folhas de papel pra cá, lápis pra lá, comentários daqui, e tudo voltou ´ao normal` de uma atividade na Casa de Apoio. Sorrisos, risadas, enfim uma gargalhada. E barulho! Como é bom conversar com essas crianças. Ouvi-las reproduzindo as histórias que acabaram de conhecer, dando ênfase às partes que mais gostaram, e ver nelas o prazer de desenhar, de colocar no papel aquele sorriso que conseguiu transformar uma cidade inteira, e o nosso dia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário