quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mais uma manhã de magia



Natália Andrade

E chegamos ao Hemorio. Estamos sonolentos ainda e as crianças também. Os pequenos respondem com certa desanimação à pergunta: “Quem quer brincar hoje?”. As vozes baixinhas respondem: “Eeeu”, ou apenas levantam os dedinhos.

Então chegamos devagarzinho, de mansinho, ganhando espaço aos poucos, perguntando nome, idade, e cada voluntário vai se juntando com seu “melhor amigo por uma manhã”. Pois bem, minha pequena amiga se chama Sabrina e, para aquecer, ela quis pintar um desenho de princesa. Enquanto isso, conversávamos...

- O que tem pra fazer tia?

- Ah, a gente pode pintar, desenhar, fazer os deveres desse livrinho, jogar joguinhos, brincar de massinha, ler uma história, fazer bolinha de sabão...

- Nossa, vocês trouxeram tudo isso pra cá?

- Sim.

- Então vocês são mágicos né?

- Hummm, talvez.

- Hahaha, aposto que sim, igual nos desenhos!

Uma simples pergunta me colocou a pensar... Será que não temos dentro de nós um pouco de mágicos?

As carinhas que há um instante estavam apáticas começam a tomar forma de sorrisos e gargalhadas, as vozes baixinhas começam a falar cada vez mais alto, fazendo perguntas, tagarelando sobre qualquer coisa. Os olhinhos agora se parecem com estrelinhas, de tão brilhantes, e neles se reflete a bolinha de sabão, a famosa e mais querida bolinha de sabão. As mamães e papais que sofrem por ver seus pequenos tesouros debilitados, agora se assemelham a eles. Sentam-se no chão, desenham, fazem uma pizza de massinha, se concentram no Uno e sorriem! Será que não existe um pouco de magia nisso tudo?

E o desenho da princesa foi só pra aquecer mesmo. Eu e Sabrina jogamos cara-a-cara, fizemos dever (Sabrina é muito inteligente, fez continhas, caça palavras, palavras cruzadas e escreveu seu nome em cada dever), fizemos bolinha de sabão, jogamos Uno com os outros amiguinhos, brincamos de massinha e jogo da memória! Tudo no maior pique!

Muita gente me pergunta e se pergunta onde está Deus em tanto sofrimento no mundo. Pois eu já me respondi e respondo pra quem quiser: Deus está aí, em cada sorriso, em cada par de olhos brilhantes cheios de esperança, em cada abraço, em cada: “Ah tia já vai embora?”, em cada plano que essas crianças fazem para o futuro. Deus É essa “magia” e está presente o tempo todo, na nossa capacidade de amar, de sonhar, e olhar pra aquelas crianças não como crianças doentes, mas simplesmente crianças!!! Crianças como todas as outras do mundo que adoram imaginar, brincar, fazer uma bagunça... Crianças que têm sonhos não menos importantes que os dos adultos e que merecem ser realizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário