quarta-feira, 13 de junho de 2012

Histórias para contar e para ouvir



Rosangela Andrade   

Como sempre, os domingos no Hemorio geram uma expectativa. Nunca sabemos quantas crianças estarão aptas para brincar e se reencontraremos aquelas que já conhecemos

O último domingo não foi diferente! Encontramos uma preguiça geral, também com esse friozinho! E poucas crianças desejaram brincar conosco.

Dentre as poucas que vieram, tive a oportunidade de poder fazer algumas atividades com o Felipe, criança tagarela, espontânea e, dentro das possibilidades, até Feliz.

Dentro das atividades efetuadas, a que mais o Felipe se identificou foi a leitura de historinhas. Além de prestar bastante atenção na história, era totalmente participativo. Aproveitando os fatos do livro que estavam sendo contados, refazia a história com fatos de seu cotidiano. Felipe demonstrou morar em uma comunidade onde a presença de pessoas armadas, a polícia, e a palavra ‘matar’ fazem parte de seu cotidiano.

Infelizmente não podemos mudar a realidade dessas crianças, faz parte de nosso objetivo passar para elas conceitos positivos e corretos, aproveitando as oportunidades e dando toda atenção, amor e felicidade, mesmo que por poucos minutos, para que ela se esqueça da dor, de onde está e do que tem.

Um comentário:

  1. É com essa realidade que nos motivamos a levantar domingo bem cedo e levar alegria para essas crianças.
    Belo texto!

    ResponderExcluir