segunda-feira, 9 de julho de 2012

As muitas festas de Rebeca e Ellen



Giulia Gomes

A primeira vez que fui a uma formação do Sonhar Acordado, me lembro perfeitamente, me perguntava o que um dia de diversão extrema poderia trazer de mudança efetiva na vida de uma criança. Não via muito sentido em me esbaldar de brincar por um dia e depois nunca mais ver aquele pimpolho que tratei durante algumas horas como um filho meu. Ouvi o discurso incentivador dos líderes e coordenadores chamando atenção para os detalhes daquele dia. “Preste atenção em cada exemplo” – eles diziam. “Faça com que este dia marque a vida deste pequeno.”

Não fui capaz de absorver por completo aquelas palavras naquele momento. Mas fui e fiz o melhor de mim. Me entreguei 100% ao meu propósito de estar ali e me diverti muito. Três anos se passaram e a vida foi me levando por caminhos difíceis e trabalhosos. Mas todos os anos eu guardo os dias de festa do Sonhar Acordado como uma imensa responsabilidade para mim, independente do quão atarefada eu esteja.

E ontem, depois de muitas festas, eu pude descobrir a resposta das minhas muitas perguntas daquela primeira formação. Já faz cinco festas que eu fico com as mesmas duas meninas da instituição “Cantinho da Natureza”, de Copacabana. Rebeca e Ellen. Ficamos juntas numa festa e nos encantamos. E em todas as festas contamos os dias pra ficarmos juntas durante aquelas horas.
Eu pude ao longo desses últimos anos observar o crescimento das duas. A Rebeca tinha oito anos na primeira vez que pegou minha mão e me disse: “Tia, você vai ficar comigo, né?!” Na festa seguinte, nós duas resolvemos cuidar da Ellen. Uma menininha meiga e pequenina, na época com cinco anos, participando de sua primeira festa. Me encantei com a maturidade de Rebeca, tão jovem e tão madura, cuidando da Ellen como se fossem irmãs.

Esse ano, como todo ano desde então, conto os dias para ver minhas pequenas. Mas esse ano, algo mudou... A Rebeca ultrapassou a idade limite e não pode nos acompanhar no Dia do Sonho. Me deixou cuidando da Ellen, sentindo todo o peso da responsabilidade que ela sempre me ajudou a carregar. Sentimos muito a falta dela. Pude perceber nesse momento a dimensão de um dia. E vi a importância que aquilo tinha para nós três.

E nesse Dia do Sonho de 2012, a Ellen me surpreendeu muito! Ela se lembrou de todas as orientações que eu dei pra ela no primeiro dia que ficamos juntas. Ela agora se apressa para pegar o lixo do chão, mesmo quando não foi ela que deixou cair. E já sabe direitinho que não pode encostar na tampa de um vaso sanitário desconhecido... corre pra lavar as mãos assim que sai do banheiro. Sabe esperar pela sua vez numa fila longa e sabe definir quando vale a pena ou não esperar nessa fila. A minha menininha está crescendo... mas o brilho no olhar dela quando me vê mais uma vez continua o mesmo. Continuamos sonhando acordadas! Sempre e sempre! E já planejo o dia de abraçar as duas mais uma vez.

E só consegui manter esse contato certo com as minhas meninas durante essas festas porque desde o início me voluntariei para ajudar na organização dos ônibus da instituição. Todo ano é uma bagunça boa!  Adoro encontrar com todas aquelas crianças bem cedinho, poder abraçar cada um daqueles pimpolhos e conhecer um pouco de cada um deles. Viajar até o local da festa ao som das novas e velhas cantigas de passar o tempo e explorar a minha imaginação para entreter um monte de pequenos inquietos num ônibus, poder ver o olharzinho ansioso deles e saber que durante a festa não terei apenas uma ou duas crianças para brincar.  Eu passo a ter 40, 50!!! Todas elas passam por mim, me abraçam, me chamam para me divertir com elas e com os “seus” voluntários.  Experiência riquíssima para mim, que eu faço questão de repetir em todas as festas. Fazer parte disso me faz muito feliz!

4 comentários:

  1. Reencontrá-las é realmente incrível!

    ResponderExcluir
  2. Emocionante!!! Isso é Sonhar Acordado!:)
    Giulia Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Giulia, vendo além de nossos horizontes nos humanizamos e nos tornamos mais humildes ao vermos as diferenças. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Giulia!

    O texto está lindo!

    Fico impressionada em ver como um dia apenas pode ser tão significativo!

    E entendo, é claro, como isso aumenta ainda mais a sua responsabilidade em relação a esse dia, que transforma a vida dessas crianças e a sua.

    Fico feliz em saber que vc curtiu muito!

    Continue sonhando!

    Bjs, Ívina

    ResponderExcluir