segunda-feira, 16 de julho de 2012

O dia em que João virou bombeiro

Mariana Bueno


"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado
é alguém que acredite que ele possa ser realizado."
(Roberto Shinyashiki)

A empolgação para realizar mais um sonho esteve presente desde o primeiro momento, quando descobrimos que o garoto João Lucas, então com 10 anos, paciente do Hemorio, queria ser um bombeiro. Voluntários engajados, ideias estruturadas, contatos feitos, presentes comprados... Tudo pronto para que o sonho acontecesse bem no dia do aniversário de 11 anos dele, com direito a passeio no quartel dos bombeiros, lanche com decoração temática, bolo, guloseimas, parabéns e, claro, muita festa. Mas aí veio uma recaída da leucemia e tivemos de adiar tudo, sem data para ser retomarmos. Ficamos sem saber o que e como fazer. Até que surgiu a ideia: se João não pode ir até os bombeiros, por que não levar os bombeiros até ele? Era a hora de replanejar o sonho de uma forma diferente.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi totalmente parceiro. Toparam na hora e a visita foi então combinada. Três bombeiros iriam acompanhar o grupo de voluntários do Sonhando Juntos ao Hemorio e mais um sonho seria realizado, mesmo que de um jeito meio improvisado, totalmente diferente do que nós mesmos havíamos sonhado, mas dentro do possível para levar um pouco de alegria para o João Lucas.

Durante todo o processo de realização do sonho estive em contato com a mãe dele, dona Luzia. Ela largou tudo na cidade onde moram (Macuco, região serrana do estado) - emprego, marido e outros dois filhos mais velhos - e veio para o Rio de Janeiro cuidar da saúde do filho, em dezembro do ano passado. Há dois meses estão direto no hospital. Ela passa 24 horas com ele, dorme em uma poltrona do lado da cama de João. Um período longo, cheio de altos e baixos. Chorei junto com ela quando a notícia era de um estado quase terminal, sorri e senti vontade de abraçá-la quando aos poucos ele foi apresentando alguma melhora.  Era com Luzia que eu falava para combinar todos os detalhes da surpresa que no último sábado, enfim, aconteceu.

João Lucas viveu a emoção de ser bombeiro por um dia. Ainda que na cama, ainda que num quarto de hospital, ainda que sem poder andar... Durante aquele tempinho que passamos lá, não havia problemas ou preocupações. Estávamos todos dentro de um mundo mágico, onde não há tristeza, não há doença. Um mundo mágico onde todos os sonhos são possíveis.

Os voluntários já estavam presentes no quarto quando os bombeiros entraram. Quieto, até mesmo em decorrência de pesados exames feitos no dia anterior, e sonolento, pois era bem cedo, ele recebeu os presentes do SJ: uma camisa e um boné e um botom oficiais dos bombeiros e um livrinho infantil sobre o tema. E os próprios bombeiros levaram ainda duas medalhinhas da corporação como lembrança. João recebeu tudo ainda tímido. Com a ajuda da mãe e do irmão, vestiu a nova roupa. A partir de então, começou a se sentir um bombeiro de verdade. Aos poucos foi ficando mais solto. Ouvia com atenção as muitas histórias que os bombeiros contavam e, curioso, fazia perguntas: Como é apagar o fogo? Tem que sair do quartel com o carro bem cheio de água, né? E como eles avisam que tem uma emergência? Vocês já salvaram algumas vidas?

Superatenciosos, os bombeiros Leonardo, Dutra e Caetano contavam mais e mais histórias, envolvendo até mesmo os voluntários presentes, que também tinham muitas curiosidades e perguntas para fazer. Disseram a ele que, assim que tiver alta, um carro dos bombeiros irá buscá-lo e levá-lo para um passeio no quartel. Com palavras motivadoras, incentivaram João a ter cada vez mais forças para lutar e sair logo desta situação. Compararam sua estada no hospital com uma emergência dos bombeiros. Você não quer estar ali, aquele lugar não é legal, mas você transforma o medo em coragem para enfrentar, pois sabe que só poderá sair de lá quando tudo estiver resolvido. Assim é também com o João, que prometeu transformar qualquer tristeza em alegria, para se recuperar logo. Palavra de bombeiro!

2 comentários:

  1. Nossa, me emocionei!
    Lindo!
    Bjs Ciça

    ResponderExcluir
  2. Ai Mari! Muito emocionante! Foi muito bom mesmo, ver ele se esforçando para conseguir fazer as perguntas, e tentando aproveitar aquele dia! Com certeza ficou marcado na vida dele, e vai ajudá-lo a ter dias melhores! Muita força pro João! Logo logo ele vai estar tocando a sirene do carro de bombeiros pela cidade, e salvando muitas vidas!

    ResponderExcluir