quarta-feira, 22 de julho de 2015

Do medo aos sorrisos

                                                                                            por Sílvia Belmiro

Conheci o projeto através de uns amigos. De cara achei lindo! Mas nunca me imaginei atuando.. achava que não teria forças psicológicas para isso. Sempre fui bastante sensível, daquelas pessoas que os outros chamam de manteiga derretida, sabe?

Quando pensava no projeto sempre vinha na minha mente o quão aquelas crianças eram tão pequenas, tão indefesas, e que não mereciam passar por momentos difíceis... pensava que grande parte delas não tinha sequer idade para entender a doença que enfrentavam e o que acontecia ao seu redor. E aquilo me partia o coração.
Sempre imaginei que quando tomasse “coragem” e entrasse no projeto, sairia dos hospitais sempre chorando, triste, e pesada. Mas, finalmente, em 2014 algo me impulsionou e eu comecei a fazer parte do projeto.

Na noite anterior à minha primeira atividade, eu não dormi direito. Estava ansiosa, preocupada em como eu reagiria aquela situação. Mas, minha primeira visita foi um presente! Consegui um sorriso de uma criança! Um menino de 2 anos que estava emburrado, e não queria brincar. Ele não largava a mãe de jeito nenhum! Mas, fui persistente, e disse a mim mesma que só sairia dali com um sorriso daquela criança. E eu, consegui!! No final da atividade ele já havia esquecido completamente a mãe, e estava sentado no meu colo brincando e sorrindo.

E como eu sai do hospital? Radiante, com sorriso de orelha a orelha,e acima de tudo, com a esperança renovada. Estou quase um ano no projeto, e uma coisa posso garantir, esse jaleco definitivamente tem Poderes mágicos, como bem disse a líder Priscilla. Ao colocá-lo, você esquece de toda dor, seja ela física ou psicológica, e se enche de energia! Esquece seus problemas e abre um sorriso inexplicável. E a cada sorriso aberto (e as crianças têm cada gargalhada gostosa),a cada gesto de carinho, sua esperança é renovada! Posso dizer com toda a certeza do mundo, o sonhando juntos foi a melhor terapia que eu podia fazer!!

Obrigada Sonhando Juntos!

Um comentário:

  1. Muito legal Silvinha!! Parabéns pela iniciativa. Também participo de um grupo, visitamos o Hospital Curupaiti, é uma antiga colônia de portadores de hanseníase situada em Jacarepaguá. A primeira vez chorei tanto que pensei... Como posso ajudar? Só sei chorar... rsrs Mas com o tempo consegui ser um pouco "durona" e cantar, conversar e passar uma boa msg para eles. É gratificante!! Bjuss

    ResponderExcluir