quarta-feira, 15 de julho de 2015

Ser voluntário: amor ao próximo, amor para você

Por Janaína Campos

Quem me conhece sabe que eu adoro crianças. Adoro estar rodeadas por elas. Eu gosto da sinceridade, do sorriso frouxo e do carinho. Estar com elas renova a energia, porque é um amor puro. Dificilmente uma criança vai te dar bola se ela realmente não for com a sua cara. Não tem essa de fingimento. Toda vez que eu pensava em “fazer minha parte para mudar o mundo”, eu pensava em algo relacionado a crianças. E quando eu descobri o voluntariado, eu me encontrei. O que mais as crianças precisam, se não um pouco de amor?

Teve um ano que minha mãe organizou um dia de brincadeiras em um orfanato. Fomos um grupo só de amigos e foi muito legal. Jogos de bola, música, pega-pega e colo para os bebês. As meninas ficavam penteando meu cabelo e eu fazendo penteados nos delas. Naquele dia eu percebi que um dia podia fazer diferença.

Desde então eu fiquei na cabeça que gostaria de fazer trabalho voluntário com crianças. Com a correria do dia a dia eu sempre ia deixando para depois. Procurava uns lugares, preenchia formulários online e não tinha resposta. Ficava de visitar alguns lugares e não ia. Os anos foram passando e eu nada fazia. Até que eu encontrei uma ONG na internet e fiquei apaixonada por um projeto. No final do ano passado preenchi o formulário de interesse, mas tinha fila de espera. O desânimo bateu de novo.

Foi então, que esse ano eu recebi o e-mail “a espera acabou”, com uma mensagem que me convidava para formação de novos voluntários do “Sonhando Juntos”, um projeto da “Sonhar Acordado”. Além de levar alegria e valores ás crianças doentes, o propósito do programa é realizar sonhos. Sensacional, não é? Fiquei em êxtase.

Desde abril, uma vez por mês, pelo menos, eu vou até um hospital e passo cerca de quatro horas com as crianças. É posso afirmar: é gratificante! O sorriso, o amor, o carinho. Vale a pena acordar cedo, vale a pena "ganhar" uma tarde de sábado. Ganhar,  porque não posso dizer "perder" uma tarde. Nessas horas eu só ganho.

Esse final de semana tinha três compromissos, sexta, sábado e domingo, mas ainda assim foi para um hospital sábado e outro domingo. Pensei: 'vai ser um final de semana cansativo'. Mas não foi. Foi energizante. Em um mundo cheio de coisas ruins acontecendo é muito bom saber que tem muita gente - fila de espera - querendo fazer o bem.

Ganhei dois desenhos esse final de semana, "tia, pra você lembrar de mim". Mal sabem elas que mesmo sem os desenhos eu lembraria delas.

Não acho que faço muito. Acho até que faço pouco, talvez pudesse ir mais vezes por mês. Mas, em um mundo com taaaaaanta gente, se cada uma fizesse o 'meu pouco', seria muito. Teria sobra. O mundo seria mais amor.

Postado originalmente em: Blog Dias de Flores

Um comentário: