quarta-feira, 18 de julho de 2012

“Vidas alheias e riquezas salvar”

Lívia del Porto

Com este lema, usado para resumir a missão do Corpo de Bombeiros, começamos nossa manhã de sábado para realizar também uma missão: o sonho do João Lucas.

Este sonho foi cuidadosamente planejado e organizado por muitos voluntários do Sonhando Juntos durante muitos meses. As funções foram divididas: festa de aniversário surpresa, visita ao quartel, presentes, etc. No entanto, nosso amiguinho passou por momentos muito difíceis no seu tratamento e o sonho foi sendo adiado. Quem pode ir ao Hemorio nos últimos dois meses certamente pode notar como o João estava cansado e abatido...

Daí surgiu a oportunidade de realizar uma parcela do sonho, ainda durante a internação. E então, mais uma vez, os voluntários se organizaram para levar até o João Lucas um gostinho de felicidade, para que essa pudesse ser uma mola propulsora da sua recuperação. E foi exatamente assim que percebemos durante a realização do sonho dele.

Chegamos ao Hemorio às08h30 e, depois de vencido o primeiro obstáculo para a liberação dos três bombeiros, subimos para o 7º andar (a pediatria está em reforma e as crianças estão na área juvenil). Ao entrar no leito do João, que dividia o espaço com o pequeno Thiago, de 1 aninho, encontramos a felicidade da mãe e do irmão, enquanto o próprio João parecia não ter se comovido com aquela visita especial.

Novamente percebemos como nosso caminho está marcado por pessoas do bem e dispostas a colaborar para a doação e o bem ao próximo. Foi quando um dos bombeiros conseguiu se aproximar, numa conversa “de homem pra homem”, e ganhar a confiança do João. Depois disso ficamos quase uma hora ouvindo as histórias dos resgates, das especialidades, da rotina do quartel e da carreira desses bravos guerreiros.

Saimos de lá com a certeza de que a felicidade materializada nos presentes dados ao João Lucas (camisa, boné, medalhas e livro) não foi nada se comparada ao brilho nos olhos e no coração tocado pela ideia de sair do hospital e poder acompanha-los até o quartel, entrar nas viaturas e conhecer tudo de pertinho.

João decidiu com muita certeza que quer ser combatente! E nós temos convicção de que isso se realizará, pois na luta da vida ele já se mostra um grande vencedor!

Agradecemos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, representado pelos Sargentos Caetano, Dutra e Leonardo, pois além de toda capacidade profissional que demonstram a cada dia para nossa sociedade, também foram heróis para uma criança, demonstrando estimados valores que certamente contribuíram para o sucesso deste sonho e para a felicidade do João Lucas.
Agradecemos ao esforço de cada voluntário e da coordenação do SJ, que pacientemente fez todos os contatos possíveis com a família e com o Hemorio, para tornar esse dia realidade. O gostinho de realizar este (primeiro para alguns) sonho nos enche de esperança, orgulho e disposição para encarar os próximos!

Um comentário:

  1. Que LINDO! Participar de um dia de sonho é algo inesquecícel! Parabéns voluntários!!!

    ResponderExcluir